Menu » Listar » Fotografias » Visualizar fotografia | | sair
Informação da Fotografia
Número de Inventário: MPL1023FOT
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Fotografia
Categoria: Fotografia
Tipologia: Fotografia Estereoscópica
Designação: [Arco de Constantino e Coliseu de Roma] (título atribuído)
Modo de Incorporação : Desconhecido
Localização: Reserva
Outro Número de Inventário: 8,58 (123)
Detalhes da Fotografia
Descrição:
Pormenor do Arco de Constantino, ao lado do Coliseu de Roma. O Arco de Constantino vê-se com bastante pormenor: trata-se de uma estrutura arquitectónica com três arcos de volta perfeita, sendo o central mais elevado que os laterais. Todo o monumento encontra-se decorado com baixos-relevos (acima dos arcos laterais, vêem-se dois «tondi»; na cornija, encontram-se quatro figuras, cada uma correspondendo à continuidade de uma pilastra – pilastras estas que dividem e sugerem ritmo a toda a fachada). O Coliseu é visível pela direita, em que se pode observar a sucessão de nichos e arcos de volta perfeita.
Em primeiro plano, encontra-se um grupo de mulheres jovens, envergando trajes tradicionais italianos. Ao fundo e à direita, podem-se ver diversas carruagens.

O Arco de Constantino e o Coliseu de Roma são dois marcos da história de Roma, bem como de arquitectura da época imperial. Ambos encontram-se na Via Triumphalis, no centro de Roma, por onde passariam os imperadores ao entrar na cidade. O Arco de Constantino celebra a vitória de Constantino, sendo que os seus frisos ilustram a sua campanha pela Itália: a aclamação como Imperador, em batalha e nas suas actividades civis; tempos áureos do Império sob Trajano, Adriano e Marco Aurélio, equiparam Constantino a estes «bons imperadores», evocando-se como um governador magnânimo e vitorioso. O Coliseu é um anfiteatro de grandes dimensões (capacidade original entre 45’000 e 50’000 espectadores), usado para concursos de gladiadores e espectáculos públicos. Foi construído entre os anos 70 e 72, pelo imperador Vespasiano e completado em 80, por Titus, tendo sofrido modificações sob Domiciano.
Autor: Hawley C. White Co., Publishers
Preço: Indeterminado
Data de Realização:
Outras datas: 1901
Matéria Meio: Albumina, sais de prata
Matéria Suporte: Papel
Estrutura e Decoração: Dois registos colados lado a lado, em cartão cinza escuro com pontas redondas
  Parte Descrita Tipo Medida Unidade Medida Medição Especificações
 1  Moldura Altura cm 9
 2  Moldura Largura cm 17.8
 3  Fotografia Altura cm 8
 4  Fotografia Largura cm 7.7
  Estado Data Especificações
 1  Regular 2007-06-25 A fotografia apresenta desvanecimento, com perda de pormenor. Margens e verso do suporte têm desgaste. Suporte encurvado.
 2  Bom 2006-01-20
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Livros:
Observações:
Tem as seguintes inscrições: na margem direita, na vertical: «H.C. WHITE CO. PUBLISHERS. / London. New York. Paris.»; na margem inferior, à direita: «1665 / Arch of Constantine and Colosseum, Rome, Italy. / COPYRIGHT 1901 BY H. C. WHITE CO.»; na margem esquerda, na vertical: «The “PERFEC” STEREOGRAPH. (Trade Mark.) / Patented April 14, 1903. Other Patents Pending.»; no verso: «1665 / Arch of Constantine and Colosseum, Rome, Italy.». O verso possui uma legenda traduzida em 6 línguas diferentes (consultar imagem), por ordem: inglês, francês, espanhol, alemão, sueco e russo.

Faz parte da série «The “PERFEC” STEREOGRAPH.», do editor norte-americano Hawley C. White.

Esta fotografia figurou na Exposição «Memórias da Phisica» (com o número de catálogo 67), realizada no Instituto Superior de Engenharia do Porto a 13 Novembro 1998.
53 / 381