Menu » Listar » Fotografias » Visualizar fotografia | | sair
Informação da Fotografia
Número de Inventário: MPL1035FOT
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Fotografia
Categoria: Fotografia
Tipologia: Fotografia Estereoscópica
Designação: [Igreja de São Carlos Borromeu, Viena, Áustria] (título atribuído)
Modo de Incorporação : Desconhecido
Localização: Reserva
Outro Número de Inventário: 8,58 (123)
Detalhes da Fotografia
Descrição:
Vista da fachada principal da Igreja de São Carlos Borromeu, em Viena. É possível observar a fachada eclética e rica em elementos arquitectónicos de vários estilos: no centro da fachada, a entrada da igreja corresponde ao pórtico de um templo grego, com frontão triangular e colunas coríntias; ladeiam a fachada duas colunas baseadas na Coluna de Trajano, com frisos relevados relativos à vida de São Carlos Borromeu; de lado, existem, ainda, dois pavilhões que se estendem, que têm influência do barroco italiano, tal como a abóbada alongada e com tambor, que coroa todo o conjunto.
Na rua em frente, circulam pessoas em trajes da época.

Karlskirche (alemão para Igreja de São Carlos) é uma igreja situada no sul da Praça de São Carlos, em Viena. É uma magnífica igreja barroca do norte alpino, de onde se salienta a sua abóbada em elipsóide alongada. Foi mandada construir por Carlos VI do Império Sacro-Romano-Germânico, que a havia prometido a São Carlos Borromeu, se o santo auxiliasse a cidade durante uma epidemia de peste (1713). A sua construção iniciou-se em 1716, com traço do arquitecto Johann Bernhard Fischer von Erlach. Foi completa em 1737, por Joseph Emanuel Fischer von Erlach, filho do arquitecto original, que alterou ligeiramente o traçado do pai. J. B. Fischer reuniu, neste templo, diversos elementos históricos: na fachada, ao centro, utilizou o pórtico do templo grego; as duas colunas da fachada, de autoria de Lorenzo Mattielli, baseiam-se na Coluna de Trajano, em Roma; ao lado, dois pavilhões que se estendem, mostram a influência do barroco romano (Bernine e Borromini); acima da entrada, encontra-se uma abóbada alongada sob tambor, que foi parcialmente encurtada e alterada por J. E. Fischer.
Autor: Hawley C. White Co., Publishers
Preço: Indeterminado
Data de Realização:
Outras datas: 1902
Matéria Meio: Albumina, sais de prata
Matéria Suporte: Papel
Estrutura e Decoração: Dois registos colados lado a lado, em cartão cinza escuro com pontas redondas
  Parte Descrita Tipo Medida Unidade Medida Medição Especificações
 1  Moldura Altura cm 9
 2  Moldura Largura cm 17.8
 3  Fotografia Altura cm 8
 4  Fotografia Largura cm 7.7
  Estado Data Especificações
 1  Regular 2007-06-26 A fotografia apresenta desvanecimento. Margens e verso do suporte têm desgaste. Suporte encurvado.
 2  Bom 2006-01-20
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Livros:
Observações:
Tem as seguintes inscrições: na margem direita, na vertical: «H.C. WHITE CO. PUBLISHERS. / London. New York. Paris.»; na margem inferior, à direita: «4538 The Karlskirche, Vienna, Austria. / COPYRIGHT 1902 BY H. C. WHITE CO.»; na margem esquerda, na vertical: «The “PERFEC” STEREOGRAPH. (Trade Mark.) / Patented April 14, 1903. Other Patents Pending.»; no verso: «4538 / The Karlskirche, Vienna, Austria.». O verso possui uma legenda traduzida em 6 línguas diferentes (consultar imagem), por ordem: inglês, francês, espanhol, alemão, sueco e russo.

Faz parte da série «The “PERFEC” STEREOGRAPH.», do editor norte-americano Hawley C. White.

Esta fotografia figurou na Exposição «Memórias da Phisica» (com o número de catálogo 67), realizada no Instituto Superior de Engenharia do Porto a 13 Novembro 1998.
65 / 381