Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL7609OBJ
Instituição proprietária: Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Física
Sub-Categoria: Eletromagnetismo
Designação Genérica: Reóstato
Outro Número de Inventário: IPP113.326B
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Reóstato
Descrição:
Composto por uma base em forma de um cubo, aberto nos lados.
A parte de cima, que contém a painel de manuseamento do aparelho, é composto por uma placa de ferro, com um interruptor que já na tem a pega para o manusear. Entre o interruptor e a placa, existem oito saliências, formando pequenos cilindros, dispostas numa forma de meia lua, que por sua vez as mesmas fazem ligação com as resistências que se encontram no interior do objeto; Ainda por baixo do interruptor existem três bornes alinhados, e ferro, com as respetivas inscrições: o primeiro com a letra "L", o segundo com a letra "M" e o terceiro com a letra "R".
Por baixo da base com o painel de manuseamento, pode-se ver quatro resistências, todas elas de forma cilíndrica, completamente enroladas em fio de cobre na forma de espiral e interligadas através de cabos finos de ferro , que por sua vez os mesmos encontram-se ligados a oito porcas aparafusadas, dispostas de mesma maneira que estão as saliências acima referidas.
Na parte de baixo, que corresponde à base do instrumento, e rege-se por uma placa de ferro azul, ligeiramente maior que a parte de cima e que contém duas placas informativas, uma que corresponde às propriedades do instrumento, com as inscrições: "TYPE:GL4; NR:91017; KW:4; VOLT:250; OHM:15; AMP:16"; a outra placa de dimensões mais pequenas, contém a inscrição: "M/G/C.C.68|55|".
Esta base encontra-se diretamente ligada à base de cima, através de quatro ferros aparafusados nas extremidades de ambos os quadrados, com duas placas a meio para sustentar as resistências.
Finalidade:
O Reóstato é um componente elétrico, utilizado para variar a resistência elétrica de um determinado circuito. Sem interromper a corrente.
História do Objecto:
A invenção e o desenvolvimento do Reóstato são atribuídos aos cientista do séc. XIX, Sir Charles Wheatstone. Cientista esse que contribuiu com as mais variadas descobertas, relacionadas à eletricidade e ás ciências de um modo geral, entre muitas outras coisas.
Wheatsone. projeta o reóstato enquanto trabalhava com circuitos elétricos, através da observação das características das resistências e as formas pelas quais, as mesmas, poderiam ser manipuladas durante o processo.
Este projeto de reóstato desenvolvido por Wheatsone, é ainda utilizado nos nossos dias.
Localização: Corpo XXVIII, Estante 73, Prateleira 306
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  Desconhecido 91017 Desconhecido Laboratório de Máquinas Eléctricas Type: GL4/kW: 4/Volt:250/ Ohm: 15/ Amp: 16 - M/G/C.C. 68|55| - LMR
Tipo de Material: ferro e cobre
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  Largura 22 cm
 2  Comprimento 26.5 cm
 3  Altura 20 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): xx - xx
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2016-04-08 Apesar de apresentar alguns indícios de corrosão, o objecto encontra-se com os seu materiais estabilizados
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço:
Especificação:
  Título Local Início Fim Catalogo
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Observações:
2853 / 3557