Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL7728OBJ
Instituição proprietária: Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Topografia
Sub-Categoria: Instrumento de medição
Designação Genérica: Nível de óculo Egault
Outro Número de Inventário:
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Nível de óculo Egault
Descrição:
Composto por um óculo astronómico ordinário, de um nível de bolha de ar, ligado à travessa onde há uma bussola. Nas extremidades da travessa levantam-se dois montantes com munhoneiras, onde assentam os munhões do óculo, formados por anéis metálicos.
A haste do instrumento, em torno da qual gira todo o sistema, termina inferiormente por três braços, munidos cada um de um parafuso nivelador. Um parafuso de pressão, serve para fixar o óculo quando for conveniente. Há também um parafuso de reclamo que permite dar ao oculo pequenos movimentos em torno da haste depois de fixo.
As esperas, fixas juntas dos anéis do oculo, são destinadas a fazer com que um dos fios do reticulo se conserve horizontal, quando em contacto com dois parafusos de encontro, que existem na parte exterior dos montantes.

Finalidade:
Utilizado no nivelamento direto no terreno para verticalização de eixos e horizontalização de eixos ou planos. Os níveis de luneta serviam para definir as linhas de visada, linhas de mira ou linhas de pontaria. Os níveis de Egault caracterizam-se por terem uma luneta independente.
História do Objecto:
O domínio da Topografia estava inicialmente integrado na Geodesia que, segundo Friedrich Robert Helmert (1843-1917), se ocupava da medição do campo gravítico da Terra e da representação cartográfica da sua superfície. Atualmente, a representação cartográfica tornou-se independente, originando a Cartografia Matemática. A Geodesia compreende tanto
o posicionamento geodésico, como a moderna geodesia espacial.
A Topografia, palavra composta dos dois elementos gregos Topos (lugar) e Grafia (descrição), tem um âmbito local, ocupando-se da descrição minuciosa de zonas da superfície terrestre, com vista à sua representação, a uma escala adequada.
Esta representação pressupõe uma recolha de informação do terreno, designada de levantamento topográfico, que envolve uma combinação de trabalhos de campo e de gabinete, sendo que e, ao longo do tempo, os métodos, as técnicas e os instrumentos utilizados têm sido diversos.(https://biblioteca.fe.up.pt/events/2008/descricaodolugar/introducao.html)
Localização: Corpo XXI, Estante 59, Prateleira 251
  Marca Local Provniencia Inscrições
Tipo de Material: madeira
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  Medidas caixa Comprimento 40.5 cm
 2  Medidas caixa Largura 27.5 cm
 3  Medidas caixa Altura 14.5 cm
 4  Medidas gerais Largura 19.5 cm
 5  Medidas gerais Comprimento 37.5 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2019-06-27
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço:
Especificação:
  Título Local Início Fim Catalogo
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Observações:
2969 / 3557