Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL1406OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Química
Sub-Categoria: Utensílios de Laboratório
Designação Genérica: Tubo Berzelius
Outro Número de Inventário:
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Tubo Berzelius
Descrição:
Tubo de vidro de pequena dimensão que afunila de modo curvo numa das laterais sendo que a outra lateral afunila de forma reta.
Finalidade:
Utilizado para a edulcoração.
História do Objecto:
Jöns Jacob von Berzelius, químico sueco, nasceu em Väfversunda, em 20 de Agosto de 1779 e faleceu em Estocolmo, em 7 de Agosto de 1848.
Órfão de pai aos 4 e de mãe aos 6 anos, lutou muito em sua juventude para conseguir se formar em Medicina, na Universidade de Upsala em 1902. Tornou-se professor de Medicina (1807) e de Química (1815) na Universidade de Estocolmo. Em 1832 deixou o magistério para se dedicar exclusivamente à pesquisa.
Berzelius é considerada um dos fundadores da Química moderna, pois, como experimentador hábil, teórico perspicaz, organizador incansável e pedagogo dedicado, foi um dos químicos mais influentes da primeira metade do século XIX.
Ele introduziu vários aperfeiçoamentos importantes no laboratório químico, como, por exemplo, a fabricação e melhoria de balões, de retortas, de dissecadores, de papéis de filtro, etc. Seus trabalhos experimentais o levaram à descoberta de vários elementos químicos: o cério (1803), o selênio (1817), o silício (1823) e o tório (1828). Aperfeiçoou a análise gravimétrica, o que lhe permitiu chegar a validade das leis ponderais e a corrigir as massas atómicas de Dalton; nesse particular, criou, em 1818, uma tabela de massas atómicas com 42 elementos químicos. Propôs também a classificação dos minérios com base em suas composições químicas.
Berzelius acertou ao apoiar Lavoisier contra a Teoria do Flogisto, mas errou ao defender a Teoria da Força Vital. Após estudar a eletrólise, ele propôs a chamada Teoria Dualista (1810), em que se imaginava os compostos formados por partes eletricamente positivas e partes eletricamente negativas (embrião da série de tensões eletrolíticas). Em 1835, descreveu a ação de catalisadores. Entre 1830 e 1840, trabalhou na criação dos símbolos químicos, que são usados até hoje.
Entre 1803 e 1818, Berzelius escreveu seu Tratado de Química, em três volumes, que foi traduzido para vários idiomas e que serviu para o estudo de muitos químicos famosos do século XIX. Em 1821, fundou a revista Relatórios sobre o Progresso da Física e da Química, que dirigiu até 1848, ano de sua morte.
Localização: Exposição - Sala de Química - 28
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  Desconhecida 0 Desconhecido Laboratório de Química Geral (sala nº 7)
Tipo de Material: vidro
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2007-10-10
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço:
Especificação:
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
 1  Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto Limpeza química 2020-10-08 2020-10-09
Observações:
1337 / 3557