Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL179OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Eletrotecnia
Sub-Categoria: Correntes de Indução
Designação Genérica: Bobina de Indução
Outro Número de Inventário: 13,338 / nº 98
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Bobina de Indução
Descrição:
Composta por uma base em madeira onde assenta todo o dispositivo. Nesta mesma base encontra-se um pequena alavanca que permite aumentar ou diminuir a definição da bobina. Também existe dois ligadores e duas colunas em latão que se encontram posicionadas junto da bobina central. Esta é formada por um fio grosso ou fio indutor sobre o qual é enrolado um pequeno fio ou fio induzido. A diferença de potencial aumenta rapidamente ao longo do fio induzido. Deve-se mudar o modo de enrolamento comum (Lagenwickelung) que aproxima dentro das duas camadas sobrepostas dois pontos de fio a um potencial forte diferente, que resulta quase sempre numa descarga que até atravessa a goma laca interposta.
Finalidade:
Utilizada para transformar uma corrente contínua em uma corrente alternada, e também transforma uma corrente de intensidade elevada e força eletromotriz baixa, em uma corrente de pequena intensidade e força eletromotriz elevada.
História do Objecto:
Esse fenómeno foi descoberto em 1831 por dois cientistas, Michael Faraday, na Inglaterra, e Joseph Henry, nos Estados Unidos, porém, de forma independente.
Alguns estudos, dizem que Henry foi o primeiro, contudo, por não ter publicado as suas pesquisas visto que tinha outros interesses na época, a descoberta já tinha sido encaminhada por Faraday que publicou um estudo muito mais detalhado um ano antes de Henry.
Michael Faraday dedicou muito tempo na realização de pesquisas. Utilizando uma barra de ferro onde havia duas bobinas enroladas, ele percebeu que, ao ligar ou desligar uma das bobinas na bateria, na outra passava uma corrente elétrica, além disso, essa corrente durava pouco tempo, ou seja, desaparecia em instantes.
Foi assim que Faraday percebeu que ao variar o campo magnético, ligando ou desligando a bobina, surgia uma corrente elétrica na outra bobina, que é chamada de corrente induzida. Depois dessa descoberta, ele ainda realizou vários estudos até formular a lei que hoje recebe seu nome, a Lei de Faraday.
Localização: Gabinete do Presidente CD
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  Desconhecida 0 Desconhecido Laboratório de Electricidade (sala nº 9)
Tipo de Material: madeira e metais
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  Medidas base Diâmetro 11.3 cm
 2  Medidas gerais Altura 16.3 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2001-01-24 Completo
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço: 30$00 Esc.
Especificação: Preço indicado no inventário de 1938
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Observações:
179 / 3557