Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL181OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Eletrotecnia
Sub-Categoria: Correntes de Indução
Designação Genérica: Bobina de Faraday
Outro Número de Inventário: 13,3109 (68)
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Bobina de Faraday ou Bobina Indutora
Descrição:
Composta por uma bobina de dois fios com as extremidades ligadas a quatro contactos, para se poderem conservar independentes ou ligados em série, afim de se utilizar comodamente nas experiências. No centro contém dois cilindros ou feixes de ferro de fio macio que são magnetizados pela ação da corrente de uma pilha, as suas correntes orientam-se no mesmo sentido que as da bobina indutora, por consequência, as correntes induzidas que se desenvolvem na bobina de dois fios, quando se abre ou fecha o circuito indutor são derivadas à influência da corrente indutora da bobina e do magnetismo do núcleo de ferro. A experiência demonstra que as correntes induzidas são muito mais intensas do que com a ausência do núcleo de ferro macio.
Finalidade:
Utilizada para demonstrar as leis da indução eletromagnética, magnética e eletrodinâmica.
História do Objecto:
Michael Faraday (1791-1867) foi um químico, físico e filósofo. Foi um grande estudioso do eletromagnetismo destacando-se neste campo e ficando conhecido mundialmente.
Quando sua família emigrou para Londres, Faraday empregou-se com Ribeau, um encadernador e comerciante de livros, e aí começou seus métodos autodidatas.
Em 1812, Faraday foi convidado para assistir a quatro conferências de sir Humphry Davy, um importante químico inglês e presidente da Royal Society entre 1820 e 1827. Faraday tomou notas dessas conferências e, mais tarde, redigiu-as em formato mais completo. Foi então encorajado a enviar suas notas a sir Davy, que as recebeu favoravelmente.
Em 1813, foi nomeado ajudante de laboratório da Royal Institution por recomendação de Humphry Davy. Recebeu a nomeação para diretor do laboratório em Fevereiro de 1825 e, em 1833, tornou-se titular da cátedra Fullerton de química na Royal Institution.
Faraday teve importância na química como descobridor de dois cloretos de carbono, investigador de ligas de aço e produtor de vários tipos novos de vidros. Um desses vidros tornou-se historicamente importante por ser a substância em que Faraday identificou a rotação do plano de polarização da luz quando era colocado num campo magnético e também por ser a primeira substância a ser repelida pelos polos de um íman. Particularmente, ele acreditava nas linhas de campo elétrico e magnético como entidades físicas reais e não abstrações matemáticas.
Porém, suas descobertas no campo da eletricidade ofuscaram quase que por completo sua carreira química. Entre elas a mais importante é a indução eletromagnética, em 1831.
Faraday é considerado o maior físico experimental de todos os tempos, tendo centenas de publicações sem utilizar sequer uma equação matemática.
Localização: Exposição - Sala de Física - 19.2
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  E. Ducretet 0 Paris Laboratório de Electricidade (sala nº 9)
Tipo de Material: madeira e metais
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  Medidas gerais Comprimento 18.8 cm
 2  Medidas gerais Largura 19.3 cm
 3  Medidas gerais Altura 32.5 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2001-02-01 Completo
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço: 100$00 Esc.
Especificação: Preço indicado no inventário de 1938
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
 1  "Da Electricidade à Electrotecnia" Biblioteca Central do IPP 2008-05-05 2008-07-25 0
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
 1  Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto Limpeza química 2019-05-03 2019-05-06
Observações:
No inventário de 1938 está denominada da seguinte forma - 1 jogo de bobinas de indução com núcleo.
181 / 3557