Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL233OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Eletrotecnia
Sub-Categoria: Medidas Elétricas
Designação Genérica: Wattímetro de A. Blondel & E. Labor
Outro Número de Inventário: 13,350
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Wattímetro de A. Blondel & E. Labor ou Wattímetro Universal
Descrição:
Composto por uma base em ebonite com três parafusos niveladores em latão. Está munido de um amortizador energético de íman permanente, disposto como uma alavanca de paragem para o transporte do instrumento. Colocado entre os polos magnéticos do mesmo temos um cilindro oco em cobre, que contém um fio de suspensão no seu interior. Um pouco mais acima encontra-se um pequeno espelho, que serve para fazer leituras óticas, através de uma escala, colocada à distância de um metro do espelho. Qualquer torção do fio vai fazer movimentar, igualmente, um ponteiro que, no topo do wattímetro, vai fazer a leitura em watts num limbo graduado ali existente. O wattímetro compreende ainda dois pares de bobinas, que se podem agrupar em série ou em quantidade, uma para as correntes de 0 a 25 amperes e 25 a 50 amperes e a outra para correntes ativas de 250 e 500 amperes depois do agrupamento.
Finalidade:
Utilizado para fornecer fáceis e precisas medidas de potências elétricas nos laboratórios e nas fábricas de eletricidade. Ele pode suportar fortes correntes atingindo cerca de 2.500 amperes, no entanto oferece igualmente as melhores condições de sensibilidade para as correntes mais fracas. Deste modo, ele é apropriado para medidas industriais ou para relacionar correntes contínuas ou alternativas de muito alta tensão As medições são assim feitas de duas maneiras: a corrente (amperes) e a tensão (volts), que nos vai dar o resultado em watts.
História do Objecto:
Blondel, André-Eugène (1863-1938), tornou-se um professor de eletrotécnica na Escola de pontes e estradas e da Escola de Minas de Paris. Em 1893 ele inventou o oscilógrafo eletromagnético, um dispositivo que permitia aos investigadores elétrica observar a intensidade de corrente alternada. Em 1894 ele propôs a luz e outras novas unidades medição para uso em fotometria, baseado no metro, e as Violle vela. Seu sistema foi aprovado em 1896 pelo Congresso Internacional Elétrica e ainda está em uso, com apenas pequenas modificações. Blondel também contribuiu para a evolução na telegrafia sem fios, acústica, e mecânica e teorias propostas para a indução e motores para o acoplamento de geradores de corrente alternada. Ele recebeu a medalha do Instituto Franklin, o prémio Montefiore Lord Kelvin e adjudicação, bem como a medalha Faraday.
Localização: Exposição - Sala de Física - 18.1
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  E. Ducretet 0 Paris Laboratório de Electricidade (sala nº 9)
Tipo de Material: vários
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  medidas gerais Diâmetro 23 cm
 2  medidas gerais Altura 47.5 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2000-04-26 Completo
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço: 750$00 Esc.
Especificação: Preço indicado no inventário de 1938
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Observações:
233 / 3557