Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL240OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Eletrotecnia
Sub-Categoria: Interruptores
Designação Genérica: Interruptor Rotativo de Mercúrio
Outro Número de Inventário:
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Interruptor Rotativo de Mercúrio
Descrição:
Este interruptor é mais rápido de que o de Foucault. Possui um diapositivo adaptado para transmitir um movimento que vai e vem através de uma haste interruptora, que não provoca, como no interruptor referido anteriormente, a projeção de líquidos (mercúrio ou álcool), contidos dentro do godé. Neste modelo o godé tem uma forma estreita na parte inferior, que recebe o mercúrio, evitando os movimentos laterais do líquido. Na parte de cima do mercúrio, já na parte larga do godé, coloca-se álcool (ou óleo, petróleo) até 0,02 cm aproximadamente do bordo superior sobre o qual é apoiada uma tampa em ebonite contendo um orifício por onde passa a haste interruptora. Esta haste impõe um movimento retilíneo alternativo; ele não agita o mercúrio, pois este é encaminhado para os dois suportes solidamente colocados na armação do aparelho. Desta forma evita-se as projeções do mercúrio. Os movimentos de vai e vem são dados por um pequeno motor elétrico. Esta haste está equilibrada, podendo dar uma grande velocidade, variável dentro dos limites alcançados por o jogo de um reóstato intercalado sobre o circuito do motor. A velocidade é de 5 volts por segundo, o motor absorve 2 volts e 0,6 amperes, o equivalente a 1,2 watts. Para obter 18 voltas por segundo, deve-se ultrapassar os 4 watts. Se se desejar 22 voltas por segundo passa-se a utilizar 6 volts e 1,3 amperes (7,8 watts). O godé de mercúrio, cuja altura é facilmente regulável por meio de uma cremalheira, está colocado dentro de uma montagem até à baioneta, permite o separar facilmente do resto do aparelho para proceder à sua limpeza.
Finalidade:
Utilizado para provocar um número cadenciado de interrupções de corrente podendo a cadência ser alterada variando a velocidade do motor.
História do Objecto:
Eugène Ducretet (1844-1915), fabricante francês de instrumentos científicos, que realizou algumas das primeiras experiências de telegrafia sem fios em França.
Depois de vários anos como aprendiz do engenheiro Paul Gustav Froment, Ducretet abriu sua própria oficina em 1864, na Rue des Ursulines, onde com alguns funcionários construi alguns instrumentos de física, tais como galvanómetros, máquinas de Wimshurst e tubos de Crookes.
Com o passar do tempo, sua reputação cresceu tornando-se fornecedor de instrumentos científicos de várias instituições Paris.
Ele foi premiado com uma medalha de ouro pela qualidade dos seus instrumentos na Exposição Universal de Paris em 1878 e desde então sua empresa era uma presença regular neste tipo de eventos, ganhando outro ouro na Exposição Internacional de Eletricidade de 1881 em Paris.
Com seu parceiro Ernest Roger, inventou um tipo de chave telegráfica usada em transmissores de telegrafia sem fio.
Ducretet casou-se com Amelie Vallat em 1866 e tiveram três filhos. Quando ele morreu, ele deixou a empresa para seu filho Fernand e seu parceiro Ernst Roger. A empresa foi vendida para Thomson-Houston em 1931.
Localização: Exposição - Sala de Física - 17.1
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  E. Ducretet 0 Paris Laboratório de Electricidade (sala nº 9)
Tipo de Material: Lousa, ferro e material não identificado
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  Medidas gerais Comprimento 37.1 cm
 2  Medidas gerais Largura 20.4 cm
 3  Medidas gerais Altura 43.5 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Deficiente 2000-08-01 a tampa do godé está partida
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço:
Especificação:
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
 1  Outro Serralharia Mecânica Infesta (Sr. Augusto Mata) Restauro: Colmatação de lacunas / reconstituição de formas Manípulo em ebonite (punho) 2000-08-21 2000-11-24
 2  Museu Parada Leitão Patrícia Costa Limpeza mecânica 2000-08-21 2000-08-21
Observações:
240 / 3557