Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL297OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Eletrotecnia
Sub-Categoria: Baterias
Designação Genérica: Bateria de Pilhas de Leclanché
Outro Número de Inventário:
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Bateria de Pilhas de Leclanché
Descrição:
Composta por uma caixa de madeira com vinte compartimentos, contendo cada um uma pilha de Leclanché. Estas pilhas são constituídas por um recipiente contendo uma solução aquosa de cloreto de amónio a 25%, o outro, uma placa de carvão das retortas, que será o seu polo positivo. O dispositivo de anti polarização, é constituído por um vaso poroso, em porcelana, que envolve toda a placa anódica de carvão. Toda a superfície deste vaso é recoberta de pó de carvão com o despolarizante, dióxido de manganés. Esta pilha polariza-se rapidamente durante o funcionamento, mas despolariza-se durante o repouso. É vantajosa quando se pretende pôr em ação, de uma maneira intermitente, com grandes intervalos de repouso, vários instrumentos, como por exemplo as campainhas.
Finalidade:
Utilizada para armazenar energia para ser usada posteriormente. Esta só é utilizada em regimes caraterizadamente intermitentes, como por exemplo, campainhas, telégrafo, etc..
História do Objecto:
A história das pilhas é antiga, já em 1600 Otto von Guericke inventou a primeira máquina para produzir eletricidade. Galvani na segunda metade do século XVIII, começou a pesquisar a aplicação terapêutica da eletricidade, após dez anos de pesquisa publicou: "Sobre as forças de eletricidade nos movimentos musculares. "Onde concluía que os músculos armazenavam eletricidade do mesmo modo que uma jarra de Leiden, e os nervos conduziam essa eletricidade.
Os trabalhos de Galvani influenciaram Volta que após muitas pesquisas desenvolveu um dispositivo formados por prata e zinco ou prata e chumbo ou prata e estanho ou por cobre e estanho, cada par metálico era separado por um disco de material poroso embebida em uma solução de sal, o disco inferior era sempre de prata e o superior de zinco, essas placas terminais eram ligados fios metálicos para conduzir a eletricidade produzida. Davy em 1812 produziu um arco voltaico usando elétrodos de carvão ligados a uma bateria de muitos elementos. A pilha de Volta foi uma grande invenção, apesar da errónea interpretação que seu autor deu ao seu funcionamento.
Localização: Exposição
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  Desconhecida 0 Desconhecido Laboratório de Electricidade (sala nº 9)
Tipo de Material: madeira e metais
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2002-03-27
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço:
Especificação:
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
 1  Outro Domingos Abel Marques da Silva Restauro Móvel 2000-11-16 2002-02-01
 2  Museu Parada Leitão Patrícia Costa Limpeza mecânica 2000-11-16 2000-11-16
Observações:
As pilhas estão no Laboratório de Quimica
297 / 3557