Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL40OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Física
Sub-Categoria: Calor
Designação Genérica: Termómetro de mercúrio
Outro Número de Inventário: 8,626 (216)
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Termómetro de mercúrio
Descrição:
Composto por um tubo com mercúrio no interior e por um suporte de madeira onde está colocado o termómetro. A escala está colocada no vidro que rodeia o tubo de mercúrio. Quando o ar aquece, o mercúrio expande-se e sobe no tubo; quando o ar esfria, o mercúrio contrai-se e desce.
Finalidade:
Termómetro, onde o fluído termométrico é o mercúrio, que baseia a medição de temperatura na variação de volume do mercúrio com a temperatura.
História do Objecto:
Gabriei Daniei Fahrenheit nasceu na cidade de Danzig (que era alemã, mas atualmente fica na Polónia e chama-se Gdahsk). Ainda jovem, mudou-se para a Holanda, onde se tornou fabricante de instrumentos meteorológicos.
Fahrenheit criou, em 1714, o primeiro termómetro de mercúrio. Até então, utilizava-se o álcool, que, por ter ponto de ebulição bastante baixo, não permitia medir temperaturas muito altas. Utilizando-se uma mistura de álcool com água, superava-se em parte esse problema, mas a dilatação desse material não era muito uniforme, impedindo que a escala pudesse conter subdivisões muito pequenas. O mercúrio evitava todos esses problemas.
Mais de uma década antes, Newton havia sugerido que se utilizassem duas temperaturas de referência para a construção de uma escala termométrica: a do corpo humano e a da solidificação da água. Propôs ainda que o intervalo da escala situado entre esses dois pontos fosse subdividido em doze unidades.
A partir dessa ideia, Fahrenheit acrescentou sal à água para obter um ponto de solidificação mais baixo ao qual atribuiu o valor zero. A seguir, deu à temperatura do organismo o valor 96. Depois, preferiu adaptar esses dois pontos ligeiramente, de modo a obter o valor exato 32 para a solidificação da água pura. (A escala resultante, que tem o nome do seu inventor, pareceu bastante conveniente aos seus contemporâneos, a ponto de ser até hoje utilizada, no dia a dia, em países de língua inglesa).
As pesquisas de Fahrenheit com termómetros permitiram-lhe confirmar que cada líquido apresentava um ponto de ebulição fixo. Também constatou que o ponto de ebulição variava com a pressão.
Em 1724, Fahrenheit foi eleito, pelo sucesso dos seus trabalhos, membro da Royal Society.
Localização: Exposição - Sala de Física - 23.2
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  Ch. Alvergniat 0 Paris Laboratório de Física (sala nº 5)
Tipo de Material: vidro, madeira e latão
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Muito Bom 2002-07-15 Completo
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço:
Especificação:
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
 1  "Memórias da Physica" Sala do Museu 1998-11-03 1999-07-31 23
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Observações:
40 / 3557