Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL66OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Física
Sub-Categoria: Gravidade / Mecânica dos Fluídos
Designação Genérica: Tubo de Newton
Outro Número de Inventário: 8,223 (39)
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Tubo de Newton
Descrição:
Composto por um tubo de vidro com cerca de 2 metros de comprimento, fechado numa das extremidades e com a outra munida de um engate metálico com torneira que permite ligá-lo a uma máquina pneumática. No seu interior contém vários fragmentos de corpos de diferentes massas. Retirando o ar do seu interior e invertendo rapidamente o tubo, todos os corpos caiem ao mesmo tempo. Se deixarmos entrar um pouco de ar, verifica-se que os mais leves caiem mais devagar que os mais pesados, acentuando-se a diferença à medida que aumenta a quantidade de ar introduzido.
Finalidade:
Utilizado para a demonstrar a 1ª lei da queda dos graves - todos os corpos independentemente da sua natureza, massa ou forma, necessitam do mesmo tempo para percorrer uma dada altura no vazio.
História do Objecto:
Sir Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista e filósofo natural. É autor da obra Philosophiae Naturalis Principia Matemática, publicada em 1687, em que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Em uma pesquisa promovida pela renomada instituição Royal Society, Newton derrotou Albert Einstein ao ser considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência.
De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

Localização: Reserva
  Marca Local Provniencia Inscrições
Tipo de Material: vidro e latão
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Bom 2002-12-03
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço: 600$00 Esc.
Especificação: Preço indicado no inventário de 1938
  Título Local Início Fim Catalogo
 1  "Memórias da Physica" Sala do Museu 1998-11-02 1999-07-31 45
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Observações:
GANOT, A. - Traité Élémentaire de Physique, 17ª ed., Paris, 176, fig. 20.
DELAUNAY, M.CH. - Cours Élémetaire de Mécanique, 4ª ed., Paris: Victor Masson, 1857, figs. 106 e 107.
66 / 3557