Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL77OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Física
Sub-Categoria: Acústica
Designação Genérica: Diapasão Elétrico
Outro Número de Inventário: 8, 421 (110)
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Diapasão elétrico, Eletrodiapasão ou Diapasão eletromagnético
Descrição:
Composto por uma base de madeira onde estão colocados um diapasão com um eletromagnete colocado entre as suas hastes. Nas extremidades do diapasão existem dois estiletes cujas extremidades estão muito próximas da superfície de uma pequena porção de mercúrio contido em dois vasos. O eletromagnete é ligado a um gerador de corrente e o circuito é apenas interrompido pelo pequeno intervalo entre a ponta do estilete e o mercúrio. Pondo o diapasão a vibrar, os estiletes tocam no mercúrio e fecham o circuito, deixando passar a corrente elétrica. Esta, ao magnetizar o ferro dos eletromagnetes, faz com que este atraia as hastes do diapasão, o que obriga os estiletes a sair novamente do líquido, abrindo o circuito. O ferro desmagnetizado solta as hastes do diapasão obrigando os estiletes a tocar de novo no mercúrio, e, assim sucessivamente, deixando-o a vibrar por si.
Finalidade:
Utilizado para produzir ondas mecânicas e sonoras. Este tipo de diapasão servia como interruptor a um segundo diapasão, que é posto a vibrar em frente de uma caixa de ressonância e cujo som está a ser estudado ou usado em experiências.
História do Objecto:
Rudolph Koening (1832-1901) nasceu e recebeu a sua educação em Koenigsberg, Este da Prússia. Em 1851 mudou-se para Paris e tornou-se aprendiz de Vuillaume, celebre construtor de violinos. Inspirado nas novas descobertas de Herman Von Helmholtz e o crescimento "da ciência dos sons musicais". Em 1858 Koenig iniciou o seu próprio negócio de instrumentos científicos. Rapidamente ganhou uma reputação internacional de qualidade, precisão e belos instrumentos acústicos. Em 1862 e 1870 ganhou medalhas de ouro nas exposições de Londres e Filadélfia respetivamente.
Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), físico alemão, nascido em Hamburgo, e educado na Universidade de Berlim. A partir de 1885 a 1889 foi professor de física na escola técnica em Karlsruhe e depois de 1889 professor de física na Universidade de Bona. Hertz esclareceu e expandiu a teoria eletromagnética da luz que tinha sido avançada por o físico britânico James Clerk Maxwell, em 1884. Hertz provou que a eletricidade pode ser transmitida em ondas eletromagnéticas, que viajam à velocidade da luz e que possuem muitas outras propriedades da luz. As suas experiências com estas ondas eletromagnéticas levaram ao desenvolvimento do telégrafo sem fio e de rádio.
Este instrumento foi construído em 1888.
Localização: Exposição - Sala de Física - 26.1
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  Rudolph Koenig 0 Paris Sala de Física (sala nº 4)
Tipo de Material: madeira e metais
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  Medidas gerais Largura 28 cm
 2  Medidas gerais Comprimento 43 cm
 3  Medidas gerais Altura 21 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Muito Bom 2003-02-03 Completo
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço:
Especificação:
Livros:
  Título Local Início Fim Catalogo
 1  "Memórias da Physica" Sala do Museu 1998-11-02 1999-07-31 53
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
Observações:
Catálogo Max kohl 50, p. 436.

Catalogue des appareils d´Acoustique construits par Rudolph Koenig, docteur en Philosophie, Paris, 27, Quai d´Anjou, 1889, p.92.
77 / 3557