Menu » Listar » Objectos » Visualizar Objecto | | sair
Informação do Objecto
Número de Inventário: MPL1117OBJ
Instituição proprietária: Instituto Superior de Engenharia do Porto
Super categoria : Objectos
Categoria: Física
Sub-Categoria: Ótica / Dispersão da Luz
Designação Genérica: Disco de Newton
Outro Número de Inventário: 8,544
Detalhes do Objecto
Denomimaçao Especifica: Disco de Newton ou Disco para a recomposição das cores
Descrição:
Composto por um disco de cartão com cerca de 30 cm de diâmetro no qual estão colados setores de papel colorido apresentando sucessivamente todas as cores do especto na ordem em que elas se produzem e com a sua extensão relativa, de maneira a emitir circularmente cinco espectros sucessivos.
Finalidade:
Imprimindo ao disco um movimento de rotação bastante rápido, a retina recebe quase simultaneamente a impressão das sete cores do espectro e o disco parece branco ou acinzentado, porque as cores que se empregam nunca são exatamente as do espectro. Esta aparência explica-se pela persistência das impressões luminosas sobre a retina, persistência que dá lugar à sobreposição das cores, logo que se sucedem com a rapidez de 0.1 de segundo.
História do Objecto:
Sir Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista e filósofo natural. É autor da obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, em que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Em uma pesquisa promovida pela renomada instituição Royal Society, Newton derrotou Albert Einstein ao ser considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência.
De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

Localização: Exposição - Sala de Física - 29.1
  Marca Local Provniencia Inscrições
 1  Desconhecida 0 Desconhecido Sala de Física (sala nº 4)
Tipo de Material: vários
  Parte Descrita Tipo Medida Medição Unidade Medida
 1  Medidas gerais Diâmetro 30 cm
Época / Periodo Cronológico:
Século(s): -
Ano(s): -
Justificação da Data:
Outras Datações:
  Estado Data Especificações
 1  Regular 2005-05-30
Data:
Ano(s): -
Modo de Incorporaçao: Aquisição
Preço: 20$00 Esc.
Especificação: Preço indicado no inventário de 1938
  Título Local Início Fim Catalogo
 1  "Lux Mirabilis" Outro 2015-12-15 2016-03-27 67
  Local Especificaçoes Processo Outra Início Fim
 1  Museu Parada Leitão Limpeza mecânica 2002-02-04 2002-02-06
Observações:
A exposição "Lux Mirabilis" esteve patente no NNSR.
1048 / 3557